Tranca Ruas das almas (O Guardião dos Caminhos), não é demônio que muitos acreditam que ele seja. Sua atribuição é trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Não deseja ser amado ou odiado, mas apenas respeitado e compreendido.
Surpreenda-se com esse Mehi Guardião de Mistérios a serviço da Lei Maior!
"O Guardião Tranca Ruas pode ser tudo o que queiram, menos como tentam mostrar: Um demônio. Jamais foi ou é o que este termo deturpado significa na atualidade e nem o aceita como qualificativo das suas atribuições:
Trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Odeia os que odeiam, sente asco dos blasfemos, nojo dos invejosos, repulsa pelos falsos, ira pelos soberbos e pena dos libidinosos. Saibam que foi um dos Mehis que velaram a descida do "ACH-ME ou MISTÉRIO JESUS CRISTO".
Assim é TRANCA RUAS, Mehi por Origem, Natureza e Formação. Não importa a Religião que tens que guardar, pois nela, dela e para ela, Mehi, sempre será."
Senhor Tranca-Rua das Almas, senhor do Sétimo Grau de Evolução da Lei Maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda no caminho de todos os filhos de fé, livrando-os de toda a energia que possa atrapalhar a evolução de todos os seres iluminados; fazei dos pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo.
Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser dono
de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e
evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja
contra seus semelhantes. Fazei dos nossos corações o mais puro que
nossos próprios atos; Senhor (Pai) Tranca-Ruas das Almas agradeçemos por
tudo que fizeste apren-der nesta vida e em outras que passamos lado a
lado, rogo por vós a proteção, para os irmãos de fé, para toda a família
e porque não para os inimigos Abençõe a guarde esses filhos que um dia
entenderão o verdadeiro sentido da palavra Umbanda.
Existem vários tipos de Tranca Rua: Imbaré, Cemitério, calunga, da Estrada, do Mato, Das almas, etc.A saudação para Esse Exu é: Laroiê seu Tranca rua, Sarává Exú!
Veja um dos pontos dele: